Tão importante quanto a escolha das portas, janelas e outros materiais para uma reforma, para a construção de uma casa, ou de outro projeto qualquer, é a escolha do tipo de esquadria que será utilizada. Em outros artigos do Blog da Loja da Construção demos dicas para a melhor escolha de partes do seu projeto, seguindo a ambientação e a sua necessidade. Hoje iremos abordar como as Esquadrias de Alumínio podem ajudar em pontos chaves do seu projeto.

As Esquadrias de Alumínio vêm sendo muito utilizadas em construções e projetos e estão em alta principalmente em casas de conceito aberto, com cômodos sem divisões por portas e paredes. Mas, até mesmo para quem está acostumado com obras e construções se depara com dúvidas no momento de escolha das esquadrias.

Antes de entrarmos mais a fundo nos diferenciais que o alumínio traz para a construção de esquadrias relacionando isso a sua utilização, é interessante entendermos o que são e como funcionam essas esquadrias.

Janela de Alumínio de Correr Riobras

Janela de Alumínio de Correr Riobras

O que são esquadrias?

As esquadrias nada mais são do que o material que envolve e sustenta as portas e janelas, principalmente as fabricadas em vidro. Além de sustentar o vidro, elas são as responsáveis pela movimentação e por fazer essa porta ou janela correr de forma prática, sem que o peso do material seja transferido no momento do fechamento ou abertura.

Já que falamos sobre transferência de peso e praticidade, vamos para as vantagens da utilização de uma esquadria de alumínio dentro do seu projeto.

Janela de Alumínio de Correr

Janela de Alumínio de Correr

As vantagens e desvantagens das Esquadrias de Alumínio

Hoje, existem muitas opções de esquadrias no mercado, como as de PVC, ou até mesmo as de madeira. Todos esses materiais, assim como o alumínio, possuem suas vantagens e desvantagens. Para escolher a opção ideal é necessário considerar a sua utilização, seu projeto e principalmente qual será a ação do tempo sobre eles.

Janela moderna com Esquadria de Alumínio

Janela moderna com Esquadria de Alumínio

Já que o nosso artigo é sobre os benefícios da utilização do alumínio nas esquadrias, vamos as suas principais características:

Leveza

O alumínio é um material leve e, ao mesmo tempo que tem a capacidade de suportar bem o peso de um vidro, é capaz de, com a utilização de rodízios adequados, transferir muito pouco o seu peso nos momentos de abertura e fechamento da porta ou janela. Isso torna a sua utilização ideal para residências e para portas que separam a parte externa da parte inteira de uma casa ou qualquer outro projeto.

Durabilidade

Ao mesmo tempo que são construídas de um material leve, as esquadrias de alumínio tem a capacidade de suportar vidro de até 6 metros de altura e ou largura, sem que nenhum problema possa acontecer. Além disso, seu material lida bem com a ação do tempo, com a umidade e até mesmo com variações de temperatura.

Versatilidade

Como dito no parágrafo anterior, as esquadrias construídas em alumínio podem suportar vidros até 6 metros de altura, mas, além disso, elas também podem ser usadas em modelos pequenos de janelas, e são versáteis para inúmeros tamanhos de vão e abertura.

Custo x benefício

Incomparavelmente a outras opções, as esquadrias de alumínio tem o melhor custo x benefício do mercado. Levando em consideração os fatores citados acima, sua durabilidade, o fato de que não enferrujam, sua versatilidade e compararmos com o seu valor médio, esta é a melhor opção do mercado.

Porta de Correr com Esquadria de Alumínio

Porta de Correr com Esquadria de Alumínio

Claro que assim como qualquer outra opção, as esquadrias de alumínio possuem pontos negativos.

Pontos negativos

Mesmo sendo leves, as opções em PVC ainda ganham nesse quesito, e também tem mais poder de vedação. Além disso, as de madeira podem dar uma ambientação mais atraente ao seu projeto, mas isso é uma questão de gosto pessoal.

Modelos disponíveis no mercado

Existem modelos de portas e janelas já montadas disponíveis no mercado e que já trazem a segurança de um modelo seguro, com garantia, e de extrema qualidade.

Caso você decida pela escolha de um modelo de marcas que já oferecem opções ao mercado, pode contar com portas e janelas de empresas como a Sasazaki, Riobras, Lucasa e inúmeras outras. Essas empresas, além de oferecer opções versáteis que atendem inúmeros tipos de projetos, oferecem linhas para quem necessita de custo x benefício, linhas mais robustas para projetos mais especiais e ainda opções de inúmeras cores.

Janela de Correr em Alumínio Sasazaki

Janela de Correr em Alumínio Sasazaki

Agora que já sabe tudo sobre as esquadrias de alumínio, fique ligado no Blog da Loja da Construção. Aqui você não perde nenhuma dica que irá ajudar a manter o seu projeto no mais alto nível de tecnologia. Além disso, ainda aproveita os seus recursos da melhor maneira.