As portas e seus respectivos materiais sempre estão em pauta no momento de uma construção ou reforma. Além de despertarem e representarem diferentes tipos de decoração para os ambientes, elas estão diretamente ligadas ao uso e a exposição que ela terá à ação do tempo. Neste artigo, iremos falar sobre os melhores tipos de portas de madeira e a quais fatores você deverá se atentar no momento de escolha.

O primeiro fator a ser levado em consideração é a ação do tempo sobre cada uma das portas que serão colocadas dentro da sua casa. Então, pense em cada um dos casos separadamente e faça a seguinte pergunta. Essa porta terá que tipo de exposição a ação do tempo, a chuvas e a mudanças bruscas de temperatura?

Tendo em mente cada uma das portas da sua casa e as respectivas respostas sobre a ação do tempo, você conseguirá separar melhor o tipo de madeira mais adequado para cada caso, e partir para o segundo ponto de decisão, que depende da ambientação e do estilo das portas unido ao seu orçamento. Normalmente, por ser uma das opções mais versáteis, as madeiras se adaptam bem a ambientes internos ou externos. Além disso, elas não se degradam facilmente com a ação do tempo, apenas necessitando de uma aplicação de verniz especial para isto.

Junto a isso, você também pode escolher comprar apenas a folha da porta, o que é aconselhado no caso de reformas ou da troca de uma porta, ou de kits, tanto para portas pivotantes, quanto para portas de dobradiça, o que acaba sendo mais comum para trocas de material de portas e para construções.

Os melhores tipos de portas de madeira para a sua casa

Versatilidade

A madeira tem uma capacidade de composição para ambientes ímpar, é versátil e ainda consegue, com pouquíssima manutenção, estar em diferentes áreas de uma casa. Elas cabem até mesmo em ambientes que sofrem com a ação do tempo. Por isso, você pode compor todas as portas da casa com uma pequena variação de tipo e de envernização.

Os tipos de Madeira

Portas de madeira maciça 

Dentro dos modelos de portas de madeira maciça, existem dois principais tipos, as portas montadas e as inteiriças. 

As portas montadas nada mais são do que cortes maciços de madeira que juntos formam uma porta desenhada. Atualmente, elas são as portas mais utilizadas, principalmente em fachadas e, isso se deve a dois fatores: a possibilidade de inúmeras opções de design e o fato de que cada vez mais as portas serem utilizadas com tamanho maior. O design das portas montadas pode apresentar diferentes ambientações, desde opções mais clássicas, passando por desenhos mais rústicos e até mesmo possibilitando a produção de opções mais modernas.

Já as inteiriças, como o próprio nome já diz, são portas sem montagem, formadas apenas pelo recorte de uma folha de madeira de uma árvore. Seus desenhos representam, na maioria das vezes, o desenho da madeira e sua respectiva cor. Mas isso pode ser modificado ou alterado conforme a ambientação desejada através da aplicação de diferentes tipos de verniz.

Porta de madeira maciça 

Portas de Tauari

Uma das madeiras que mais estão em alta, principalmente por unir a beleza de uma tonalidade mais clara que tem o poder de trazer ambientes mais requintados e elegantes a um excelente custo x benefício, e que vêm sendo uma das escolhas prediletas de quem constrói é a madeira Tauari. Dentro das principais características do Tauari, está a facilidade de trabalho que ela possibilita. Além disso, a presença de um brilho que é ao mesmo tempo elegante e não tão intenso, e um acabamento requintado.

Portas em Composições de madeira

O HDF

O HDF é uma sigla em inglês que significa fibra de alta densidade. Ele é produzido por uma combinação de madeira, normalmente de pinus ou de eucalipto, com resinas de termo fixação. Essa combinação permite que as portas de HDF tenham muito mais durabilidade e resistência. Principalmente se comparadas a opções como o aglomerado, o compensado e até mesmo o MDF.

Hoje, as portas de HDF são a principal opção para portas construídas através de composições de madeira. Isso acontece pelo fato dele apresentar extrema durabilidade e possibilitar que diferentes tipos de ambientação sejam feitos para inúmeros modelos de portas. Tudo isso com um custo x benefício muito interessante.

O estilo da Porta de Madeira

Dentro dos estilos de portas de madeira, podemos dividir em dois principais tipos, as Portas Clássicas e as Portas Modernas.

Portas clássicas 

As portas clássicas nada mais são que as duas seguintes opções: portas mais escuras, sem desenho e que combinam com uma gama mais ampla de ambientes e portas que remetem a conceitos e desenhos mais clássicos da arquitetura.

Dentro das portas clássicas sem desenho estão as portas construídas sem montagem, com tonalidades mais escuras e com desenhos naturais mais intensos e marcados. Já as portas clássicas com montagem acabam trazendo desenhos que remetem a texturas e formas geométricas. Elas podem ou não ser combinadas a outros elementos, trazendo maçanetas de tonalidades acobreadas e puxadas para o bronze.

Porta clássica para fachada

Portas modernas

As portas modernas, como já falamos nos parágrafos anteriores, podem ser divididas em diferentes tipos. Dentro deles estão: as portas frisadas, portas com visor, portas pivotantes, portas para pé direito duplo e até mesmo as portas lisas.

Começando pelas lisas, elas são, ao contrário das clássicas, portas que normalmente trazem tonalidades mais claras e desenhos de madeira menos intensos. Em sua maioria, são construídas de madeiras maciças ou de semi-maciças como o HDF.

O modelo de porta frisada também está sendo muito utilizado em conceitos mais modernos de arquitetura e assim como as pivotantes, são uma das principais escolhas para a famosa “porta de entrada” da casa, ou porta de fachada. Hoje, estão dentre os elementos mais importantes para a construção de fachadas de casas mais requintadas e luxuosas. As portas pivotantes e as portas frisadas são, em sua maioria, construídas ou de HDF ou outra composição ou a partir de recortes de madeiras maciças, como o ipê e o tauari.

Porta de madeira modernas

Porta de madeira pivotante para fachada

Portas de Madeira com Vidro

Outra opção que vem ganhando espaço, principalmente em partes internas de casas e para ambientes que não necessitam de extrema privacidade, como escritórios e aberturas do interior da casa para a parte exterior são as portas de madeira com vidro.

Essa opção acaba sendo interessante para ambientes neutros ou ambientes mais rústicos. Além de serem versáteis por permitir que a tonalidade do vidro se torne o ponto de encontro entre a porta e outras partes do ambiente da casa.

Gostou do Artigo do Blog da Loja da Construção

Agora você já pode escolher a melhor porta de madeira para o seu ambiente. Então fique ligado em nosso Blog e em nossas redes sociais e não perca nenhuma outra novidade! Tudo isso poderá fazer a diferença no momento da sua reforma ou da sua construção.