Portas de Correr cada vez mais vêm ganhando espaço nas construções e dentro dos projetos no Brasil e ao redor do mundo. Elas são opções perfeitas para quem quer inovar, sofisticar seus ambientes e ainda têm a capacidade de se adaptar perfeitamente a aberturas de vários tamanhos, a diversos cômodos da casa, trazendo uma otimização de espaço que nenhum outro tipo de porta é capaz de trazer.

Confira o artigo completo do Blog da Loja da Construção e veja dicas de quando, como e onde usar uma porta de correr.

A utilização das Portas de Correr

A utilização de portas de correr têm, dentre outras possibilidades, uma capacidade ímpar de dividir e isolar ambientes. Principalmente entre partes mais privativas e ambientes de lazer da casa, como a divisão entre o corredor dos quartos e a sala, onde elas são muito usadas principalmente por trazer um ar sofisticado ao projeto.

Como dito no começo do artigo, as Portas de Correr também se encaixam perfeitamente quando o assunto é otimização de espaço. Sendo então, ideais para kitnets, ou apartamentos de baixas metragens. Muitas vezes, quando o assunto é otimização de espaço, um apartamento pode ter todas as suas portas de correr, desde a sala, até os corredores, quartos e banheiros.

Outra necessidade que as Portas de Correr têm a perfeita capacidade de suprir é a adaptação a meios externos de uma casa. Ou seja, escolhendo a porta ideal, você não precisará se preocupar com sua corrosão ou com excesso de desgaste que as mudanças de temperatura e a umidade do tempo podem causar.

Sabendo disso, chegou a hora de ver as melhores dicas para a escolha da Porta de Correr ideal para o seu ambiente. Para isso, vamos saber um pouco mais sobre as características de cada material.

A escolha do Material Ideal

A partir do momento que você já decidiu que irá utilizar uma Porta de Correr em seu projeto, chega o momento de escolher o material dela. 

Portas de Correr de Madeira

A porta de madeira é sempre considerada um coringa para os ambientes internos da casa. Ou seja, ela se adapta facilmente em quartos, salas, escritórios e até mesmo na divisão de banheiros de suítes.

As qualidades que as Portas de Correr de Madeira acumulam são inúmeras, mas assim como qualquer outro modelo, elas não atendem a uma ou outra necessidade. Por serem construídas em um material delicado, ela não tem a capacidade de se adaptar aos ambientes externos da casa, já que a umidade pode danificar seu material. Elas também atendem mais a desejos estéticos e de privacidade que ao isolamento acústico. Então, se precisar isolar um ambiente acusticamente ou de uma porta para um ambiente externo, deverá começar a olhar melhor as outras opções.

Porta de Correr de Madeira em um banheiro

Porta de Correr de Madeira em um banheiro

Por outro lado, elas possuem características que nenhum dos outros tipos possuem. Elas podem ser pintadas facilmente e, quando em tonalidades de madeira natural, podem ser lixadas e envernizadas de acordo com a ambientação do projeto.

Outra opção interessante dentro delas, são as Portas de Correr com Trilhos aparentes. Elas dão ao projeto uma estética única e também podem ser utilizadas em diversos cômodos da casa.

Porta de Correr de Madeira

Porta de Correr de Madeira

Portas de Correr de Aço

Se as opções em madeira acabam não atendendo aos ambientes externos da casa, as portas de correr em aço são perfeitas para eles. Podendo ser construídas por inteiro em aço, ou em aço mais vidro, elas são ideais para quem precisa de um produto que é ao mesmo tempo, leve, de fácil abertura e fechamento, e durável. 

Além disso, as opções com vidro e aço também são perfeitas para ambientes que podem ficar expostos, mas necessitam de fechamento para não ficarem expostos ao tempo. Bons exemplos são os famosos quartinhos de bagunça para cuidado da área externa de casas de chácaras.

Porta de Correr de Aço Quadriculada

Porta de Correr de Aço Quadriculada

As portas de aço com vidro também dever ser usadas para dividir ambientes que necessitam ser isolados termicamente. Seja pela utilização de um ar condicionado, ou pelo excesso de frio ou calor.

Porta de Correr para divisão de ambientes

Porta de Correr para divisão de ambientes

Portas de Correr de Vidro

As Portas de Correr de Vidro são opções perfeitas para cozinha, banheiros e ambientes úmidos da casa, ou para quem quer trazer ao ambiente uma sensação de amplitude. Elas, assim como as opções de alumínio, são perfeitas para partes externas da casa e, possuem opções, assim como as janelas, que foram exemplificadas em outro artigo do Blog Loja da Construção, que atendem a quem necessita de um isolamento térmico e acústico mais robusto.

Em sua maioria, as portas de correr em vidro também atendem as expectativas em áreas que não precisam de um isolamento privativo. Porém, a utilização do vidro também traz a possibilidade de isolar o ambiente. Alguns modelos, podem ser adesivados em diversas cores ou em fumê com transparência, o que também pode isolar os ambientes que estarão divididos pelas portas.

Outra opção são os escritórios, pela capacidade do vidro de ser ao mesmo tempo clean e sofisticado.

Porta de Correr de Vidro

Porta de Correr de Vidro

Ao mesmo tempo que o vidro é uma opção refinada, ele não é um objeto leve. Então, sua utilização, na grande maioria dos casos, acaba sendo restringida a portas menores, ou com partes fixadas. Mesmo assim, ele é um material de limpeza relativamente fácil e também lida muito bem com a utilização de cortinas.

Agora que você já sabe tudo sobre a utilização de uma Porta de Correr, fique ligado no Blog da Loja da Construção! Aqui você não perde nenhuma dica que poderá levar o seu projeto ou a sua reforma ao próximo nível!