Todos que têm portas de madeira em suas casas sabem que os cuidados com a envernização e a pintura devem ser mantidos regularmente, além disso, muitas vezes pode existir o desejo de uma mudança de ares e de ambientação para sua casa, e as portas de madeira acabam tendo que ser pintadas para se enquadrar ao novo ambiente. Por isso, nós, aqui do Blog da Loja da Construção, preparamos um artigo completo que irá ajudar você a pintar a sua porta de madeira da melhor forma.

Primeiramente, se você está acessando esse artigo, já deve saber que a pintura de uma porta, principalmente sendo de madeira, não é uma tarefa das mais fáceis, exige uma sequência de processos e cuidados, então, vamos às primeiras dicas.

Pintura de uma porta de madeira

Pintura de uma porta de madeira

Prepare todos os seus materiais

Antes de começar qualquer processo na sua porta de madeira, lembre-se de que você irá precisar de alguns materiais para realizar a pintura. Então, separamos uma lista para que você ganhe tempo com isso, confira:

  • 1 lixa grossa;
  • 1 lixa fina;
  • Materiais para proteção do seu piso (como jornais, plástico ou outros);
  • Fita crepe;
  • 1 bandeja para tinta;
  • 1 pincel para acabamento;
  • 1 rolo para pintura;
  • 1 primer ou pré-tinta;
  • Tinta ou verniz de sua preferência.

Caso sua porta apresente sinais de deterioração, também é interessante que você prepare os seguintes materiais:

  • Espátula para remoção de imperfeições;
  • Massa para acabamento.

Prepare a sua porta de madeira para a pintura

Processo de lixamento

Antes da aplicação da tinta em sua porta de madeira, é necessário que seja realizada uma preparação para que ela esteja pronta para receber o produto. Para realizar essa preparação, verifique primeiramente se a sua porta está envernizada ou se já está pintada, se estiver, é preciso que seja feita a retirada do verniz ou da tinta, já que eles podem não permitir que a tinta tenha aderência à madeira.

Esse processo de retirada do verniz ou tinta deve ser feito através do lixamento da porta, analisando a espessura da camada de verniz para uma melhor escolha da espessura da lixa mais adequada. Então, para facilitar o processo, escolha primeiro uma lixa mais grossa, para retirar o verniz mais facilmente e após esse processo utilize uma lixa mais fina para realizar o acabamento. No processo de acabamento, lembre-se de que é ele que será responsável pela aparência final da sua porta de madeira, ou seja, quanto melhor for feito, mais profissional será o resultado e mais “lisinha” estará a sua porta.

Aplicação de massa e de um primer

Após esse processo, realize uma limpeza completa e detalhada da superfície da porta. Essa limpeza é muito importante para que a tinta tenha plena aderência ao próximo processo. Caso sua porta tenha sinais de corrosão e imperfeições, este será o momento correto para a retirada e para a aplicação de uma massa corretiva. Após a aplicação, realize um novo processo com lixas e uma nova limpeza.

O último processo de preparação antes de entrarmos com a tinta é a aplicação de alguma substância pré-pintura. Hoje, existem no mercado inúmeras opções de produtos que devem ser utilizados antes da aplicação da pintura, conhecidas principalmente como “Primers “ ou “Fundos Pré-Pintura”. Essas substâncias servem para que a madeira receba a tinta de forma que a sua madeira esteja completamente preservada e que a sua pintura seja otimizada, possibilitando que ela tenha muito mais durabilidade.

Escolha a tinta mais adequada para a pintura da sua porta de madeira

Tão ou mais importante do que preparar a sua porta de madeira para receber a tinta, é a escolha do material correto para a pintura da sua porta de madeira.

Hoje, o mercado de tintas possui as mais diversas opções de materiais, porém, as tintas mais adequadas e que tem a melhor relação com a madeira são o Látex, os esmaltes a base de água e as tintas acrílicas.

O material que mais irá se encaixar para a pintura da sua porta deve ser escolhido com base, principalmente, em sua alocação. Ou seja, se a sua porta ficará em um ambiente interno, a melhor opção é o Látex e os esmaltes a base de água. Para ambientes externos, é importante que seja feita a escolha de uma tinta acrílica.

 

Como realizar a aplicação da tinta da melhor maneira

Após todo o processo de preparação e de escolha da tinta adequada, vamos à parte mais interessante e mais importante para que a sua porta tenha o melhor resultado e seja pintada da maneira mais profissional possível.

Antes de mais nada, é importante que sejam seguidas todas as orientações do fabricante, realizando a dissolução de forma adequada. Caso sua tinta seja a base de água, e utilizando o melhor material para a aplicação. Normalmente, os rolos são mais indicados para realizar a aplicação da tinta, já que eles espalham o produto de forma mais uniforme e padronizada. Após realizar a aplicação da primeira demão, não se esqueça de fazer uma nova aplicação. Esta parte será muito importante para que você tenha um aspecto profissional.

Ambiente com duas portas de madeira pintadas

Ambiente com duas portas de madeira pintadas

Gostou deste artigo do Blog da Loja da Construção? Então fique sempre ligado em nosso Blog e em nossas redes sociais para não perder nenhuma dica! Nós levaremos os seus processos de reforma ou construção para o próximo nível.