Para você que quer saber tudo sobre o melhor material para porta e fazer a escolha certa para o seu projeto, aqui no Blog da Loja da Construção você já viu tudo sobre os melhores tipos de porta de madeira e seus tipos. Então, neste artigo, traremos tudo para você que precisa de outros tipos de porta para sua casa ou para o seu projeto.

Como dito no artigo sobre os modelos de madeira, elas são sempre a melhor opção para quem quer versatilidade, já que ela tem uma ótima capacidade de composição para ambientes, consegue se adaptar a diversos estilos de decoração e requer pouquíssima manutenção. Além disso, falamos sobre sua adaptação até mesmo a ambientes que sofrem com a ação do tempo, mesmo não sendo as peças ideais para isso. Por isso, no artigo desta semana do Blog da Loja da Construção iremos falar sobre outros tipos de portas, quais são seus diferenciais e qual a melhor utilização para cada um desses tipos.

Além das portas, se você deseja ver todos os tipos de janelas que você pode incluir em seu projeto ou se tem dúvida sobre o melhor material para escolher, clique aqui e veja todas as dicas que vão facilitar a escolha da melhor janela para a sua casa.

Os tipos de Porta

Hoje, com a evolução da tecnologia que facilitou a construção e os processos industriais, temos inúmeros tipos, modelos e materiais de portas no mercado. Então, dentro de cada um dos materiais, podemos encontrar modelos mais simples e mais acessíveis, até modelos mais robustos e consequentemente mais onerosos.

Os materiais são inúmeros. Além da madeira, os principais materiais que encontramos no mercado são o PVC, o aço, o alumínio e o vidro.

As portas de vidro

As portas de vidro normalmente são encontradas nas áreas molhadas de uma casa, ou em partes externas da residência. Isso já demonstra que o vidro é um material, assim como a madeira, extremamente versátil e que não sofre com a ação do tempo. 

Além de áreas externas e áreas molhadas como cozinhas e banheiros, o vidro também pode trazer uma elegância ímpar para partes internas da casa, tanto para partes que precisam apenas de uma divisão e podem ter o seu interior visualizado, quanto para áreas que precisam de privacidade. Para esta segunda opção, existem portas adesivadas ou com pinturas que impedem que a transparência do vidro permita a visualização do cômodo fechado.

Outra vantagem do vidro, além de sua adaptação ao meio externo e interno, é sua capacidade de se adequar a diferentes tipos de ambientação, se dando bem com casas mais clássicas, cleans e até mesmo de estilos mais coloridos.

Voltando a versatilidade que o vidro pode trazer, ele também é um material que permite a construção de inúmeros tamanhos e pode também ser feito de forma personalizada, tanto em seu formato e tamanho, quanto em sua coloração e acabamento.

Para as portas de vidro, você também precisará escolher o modelo de esquadria mais adequado para o seu projeto. Aqui no Blog da Loja da Construção trouxemos um artigo que é capaz de tirar qualquer dúvida que tenha para a escolha da esquadria ideal de acordo com o que você deseja.

Porta de vidro

Porta de vidro

Portas de metal

As portas de metal podem ser divididas principalmente em duas opções, as portas de alumínio e as portas de aço. Suas principais características vão primordialmente para a facilidade de utilização. Isso acontece porque seu material permite que o seu peso seja extremamente leve, se comparado a qualquer outro tipo de porta.

Hoje, o mercado conta com opções de composições de alumínio que não trazem nenhum tipo de preocupação com corrosão. Assim como a sua relação com o meio externo da casa. Esses materiais são à prova d’água e resistem a mudanças bruscas de temperatura, o que não permite que ele enferruje ou seja corroído com o tempo.

Dentro dos modelos de portas de aço, temos opções de aço inoxidável, que também trazem características semelhantes às das composições de alumínio acima citadas. Além disso, o aço inox acaba ganhando em relação a ambientação, e se apresenta como uma opção segura, durável e confiável para o seu projeto.

Porta de aço inoxidável

Porta de Aço Social de Giro com Lambris

Portas de PVC

A utilização de portas de PVC em projetos vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Elas cada vez mais vem se apresentando como uma opção extremamente versátil e durável, além de ter opções que ganham muito em custo x benefício.

O PVC permite inúmeras colorações e acabamentos e, hoje, encontramos no mercado opções de portas que imitam a textura de madeira, portas coloridas, e as mais comuns de tons básicos como o preto e o branco.

Além da coloração e ambientação, as portas de PVC também tem outro diferencial em relação a outros materiais, que é o tipo de abertura. Podemos encontrar facilmente, portas de correr ou de abrir, o que é ideal para projetos que precisam ao máximo da otimização de espaço.

Outro fator muito importante para a escolha das portas de PVC é a sustentabilidade. Já que é um material que isola termicamente o ambiente e permite que ele se mantenha em temperaturas nem muito baixas no inverno, nem muito altas em um verão intenso.

Porta de PVC

Porta de correr de PVC

Agora que você já sabe os principais fatores para escolher o melhor material para a porta da sua casa, fique ligado no Blog da Loja da Construção e não perca nenhuma dica que levará a sua construção ou reforma para o próximo nível.