Como você já sabe, a cozinha é sempre um ponto chave para quem está construindo ou reformando, e acaba exigindo muita atenção para que tenha a ambientação desejada. Hoje, traremos um artigo completo reunindo todas as tendências para cozinha que o mercado trará no próximo ano.

Dando uma prévia do que devemos ver como os próximos conceitos de tendências para cozinha em 2023, espera-se que uma ambientação mais rústica esteja em alta, unindo elementos em concreto, madeira e ardósia, sem deixar de lado, claro, o uso do preto e de tonalidades cada vez mais escura, principalmente se combinados com tons de madeira também escuros, algo que tem crescido muito nos últimos anos.

Tendência para Cozinha em 2023

O uso do Aço Inoxidável

Além disso, também se espera que o aço inox ganhe ainda mais espaço dentro da cozinha. O aço inoxidável já ganhou muito espaço dentro da cozinha dos brasileiros nos últimos 10 anos, principalmente nos eletrodomésticos, que caminharam da coloração com tons de bege dos anos 90 para o branco nos anos 2000, e do branco para o prateado a partir de 2010 e 2015, imitando a textura do aço inox, ou construídos com ele mesmo. Também podemos perceber que se analisarmos os últimos 5 anos, o aço dividiu muito espaço com o preto, que também vem em alta. Para 2023, é esperado que o preto parta dos eletrodomésticos para outros pontos da cozinha, como os armários e seus puxadores e para as paredes.

Outro aspecto que também deve ter ainda mais valor para o próximo ano é a integração entre a cozinha e outras partes da casa. Em apartamentos, espera-se que as cozinhas estejam mais ligadas às salas e varandas, além disso espera-se que cada vez mais vejamos cômodos sem separações. Em casas, além da ligação e da falta de separação entre cozinha e sala, espera-se também que as cozinhas façam parte de conceitos open, fazendo parte também de áreas de lazer.

Uma marca que vêm apresentando produtos que representam muito bem o que iremos entender como tendências para cozinha no próximo ano é a Franke.

Agora que já temos um panorama geral sobre o que esperar para os conceitos de cozinha de 2023, vamos à uma visão mais profunda.

Cozinha inteira em Aço Inox

Acessórios tendência em Aço Inox

Ainda dentro do tema "aço inox", outro item que com certeza ganhará espaço na cozinha dos brasileiros serão as cubas de embutir com acessórios. Elas são perfeitas para que quer mais praticidade no dia a dia e até mesmo para quem precisa que a sua pia e os seus elementos do dia a dia ocupem menos espaço.

Tendências 2023: Cuba de embutir

Cuba de Embutir Bell com Acessórios e Válvula

O uso do preto

Como dito anteriormente, em 2023 existem tendências para o aumento da utilização do preto e de tonalidades escuras em móveis e partes estáticas da cozinha. Fugindo um pouco do uso apenas e m eletrodomésticos. 

Junto a isso, podemos pensar em diferentes tipos de ambientação que o preto e as tonalidades escuras têm capacidade de trazer. O uso dessas cores unido a outros elementos traz um conceito que vem crescendo cada vez mais em inúmeros tipos de projeto, o “conceito industrial”. 

A aplicação desse conceito é muito interessante e pode ser facilmente construída com a aplicação de tubulação aparente. Outro elemento são as cores puxadas ao preto unidas a tonalidades metálicas e com a utilização da madeira dentro da composição como um todo.

Além da utilização da madeira para ambientação industrial, a combinação do preto com tonalidades escuras de madeira também traz ao projeto um ar mais luxuoso. Isso também faz parte do que estará em alta para o próximo ano.

Cozinha preta tendência 2023

O uso de “Ilhas” tendência

Outro elemento interessante que vem ganhando espaço na cozinha dos brasileiros e que estará em tendência para o próximo ano, são as ilhas. As ilhas fortalecem outro fator que já foi enfatizado aqui no artigo, que é o conceito de amplitude e integração com outras partes da casa. Além disso, elas também trazem facilidade para a acomodação de pessoas em casas onde são realizadas festas e reuniões e facilitam expressivamente a organização do cômodo da cozinha. Funcionando como uma separação entre a parte da cozinha quente, quase que completamente, da parte molhada, facilitando a acomodação de panelas e de outros itens indispensáveis dentro de uma cozinha.

Cozinha com Ilha divisória

Fortalecimento do uso de mais de uma cor, e as tonalidades pastéis

Voltando às cores, outras tonalidades que estão dentro dos conceitos de tendência para o próximo ano, são as “puxadas para a terra” e as pastéis. Essas duas opções combinam muito com ambientação que tem a intenção de trazer tema rústico e também cabem muito bem para quem deseja adicionar mais de uma cor dentro do projeto. Essa união também pode ser feita em outras partes da casa.

Agora que você já sabe tudo sobre as tendências para a cozinha para 2023, fique ligado no Blog da Loja da Construção e em todas as nossas redes sociais. Aqui você não perde nenhuma dica que irá levar o seu projeto para o próximo nível.